Coaching para um recrutamento assertivo

Atrair e reter talentos é um grande desafio para as empresas, bem como recrutamento de profissionais em determinadas vagas.

Em muitas organizações a rotatividade de colaboradores é intensa, gerando grandes prejuízos e desgastes. Nesse sentido, profissionais em RH, gestores, líderes e executivos têm visto o Coaching, como uma solução para a diminuição do turnover, e o recrutamento assertivo.

O Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano, que agrupa diversas ciências, como administração, filosofia, psicologia, gestão de pessoas, psicologia positiva, sociologia, entre outras. Tem como principal objetivo o alcance de metas e objetivos através do desenvolvimento, em um processo de autoconhecimento.

Dentre todo o acervo da metodologia oferecido pelo Coaching, estão ferramentas que traçam perfil comportamental, teste de personalidade, visão de futuro, entre muitas outras que permitem uma avaliação mais aprofundada de uma pessoa. Sendo assim, vem contribuir de forma significativa com as organizações nos processos de recrutamento.

Ao buscar um candidato a empresa traça um perfil para aquela vaga

Aí entram as ferramentas de Coaching para encontrar o profissional ideal. O Coaching Assessment, por exemplo, é uma ferramenta que fornece ao recrutador dezenas de informações acerca da personalidade do candidato. É um teste realizado em poucos minutos, que gerará um relatório, que apontará o perfil principal desse profissional – comunicador, analista, executor ou planejador – e mais dezenas de informações sobre seus comportamentos diante de determinadas situações, potencial de desenvolvimento, nível de liderança, entre outras.

Com esse mapeamento em mãos o recrutador terá informações valiosas do profissional, conseguindo identificar se ele se encaixa na vaga ofertada. Além, é claro da avaliação curricular. Não basta recrutar, tem que desenvolver. Outro ponto muito importante trabalhado no Coaching é o desenvolvimento dos profissionais. Pois não basta recrutar, é preciso manter o profissional motivado, dando o melhor de si.

A metodologia de recrutamento oferece técnicas que permitem desenvolver profissionais e equipes

A metodologia oferece técnicas que permitem desenvolver profissionais e equipes, alinhando seus valores com os da organização. O intuito é atingir os resultados da empresa, aprimorando habilidades, competências e capacidades dos profissionais, de forma individual para um bem coletivo. O processo se dá de maneira a respeitar todos os anseios dos profissionais, despertando suas principais competências, atingindo sua alta performance.

E ainda trabalha aspectos como a comunicação, trabalho em equipe, resiliência, controle e inteligência emocional, gestão de tempo, planejamento estratégico, entre outras. Além disso, o Coaching contribui com processos de remanejamento, promoção, ascensão e até desenvolvimento de novas lideranças. Contribuindo assim para práticas eficazes e assertivas no que tange recursos humanos, dentro da organização. Afinal, empresas são resultados de pessoas.

José Roberto Marques, 47 anos, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching e da Editora IBC. Master Coach Senior e Trainer credenciado pelas maiores instituições em Coaching do mundo. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, especialista em Carreira, Gestão de Pessoas, Coaching Executivo, e na formação de Coaches.

cta-previsa-ebook-fale-com-a-rnc