Você sabe qual o ambiente irá encontrar ao abrir um escritório de contabilidade? Quais etapas seguir para concretizar o projeto de ter seu próprio negócio, voltado à área das rotinas contábeis?

É sobre isso que falaremos a seguir, acompanhe.

Como abrir um escritório de contabilidade: compreenda o mercado

Para abrir um escritório de contabilidade, é importante que o profissional tenha em mente a importância de fatores como seriedade e responsabilidade, afinal, isto determinará uma melhor gestão do negócio.

O mercado está incessantemente em busca de profissionais da área contábil, ou seja, quem encarar o desafio com comprometimento e investir no aperfeiçoamento da prestação dos serviços solicitados tem tudo para evoluir e progredir.

Para tanto, busque informações relevantes acerca do mercado, novas ferramentas, tecnologias e estratégias que otimizem a execução das demandas solicitadas.

Registro no Conselho Regional de Contabilidade

Os sócios do escritório devem ter o registro ativo no CRC para que possa ser emitido o CNPJ da empresa.  Além disso, o contrato social deve apresentar cláusulas que destaquem o campo de atuação do escritório.

Inscrição na Prefeitura

A etapa seguinte é formalizar a empresa com a devida inscrição na Prefeitura do município onde o escritório será sediado.

Sindicatos

É fundamental que ao abrir o escritório de contabilidade, a empresa se filie ao seu respectivo sindicato patronal, além de se cadastrar no Sindicato de Empregados na ocasião do registro de seu primeiro funcionário, por exemplo.

Senha de Responsável por Empresa de Contabilidade

Outro trâmite necessário para abrir uma empresa contábil e atuar de forma legal é obter uma senha junto a Secretaria da Fazenda, seja para regularizar empresas já existentes, seja para abrir novos empreendimentos.

Perante a Secretaria da Fazenda, o escritório de contabilidade é o responsável pelos seus clientes, portanto, faça o requerimento, assine e protocole-o em um Posto Fiscal.

Assinatura digital da empresa

Para que o escritório de contabilidade possa enviar as obrigações acessórias de seus clientes no contexto virtual, bem como emitir notas fiscais, é importante que se tenha a assinatura digital da empresa, chamada também de certificado digital e-CNPJ.

Quer saber novidades sobre o mundo contábil? Precisa de suporte? Siga a página da RNC no Facebook e confira nosso site.