Contabilidade para expandir micro e pequenas empresas

O departamento de contabilidade é o responsável pela escrituração de uma empresa: receita, despesas (divididas por categorias), pagamentos de tributos, investimentos e todos os outros, que servem como ponto de partida para o estabelecimento de metas e estratégias. Por exemplo: se algum dos setores está representando gastos maiores do que o esperado, o registro contábil vai mostrar e, a partir disso, o empreendedor pode pensar em alternativas para reduzir esse valor até atingir o objetivo.

Todas as empresas precisam de uma contabilidade forte, e quando se trata dos empreendimentos de micro e pequeno porte, essa área é essencial para que eles possam crescer, especialmente no contexto de crise que a economia brasileira vivencia atualmente.

Contabilidade como parceiro estratégico

Uma pesquisa do IBGE já mostrou que cerca de metade das empresas brasileiras fecham as portas após quatro anos de atuação. Desse total, as micro e pequenas empresas representam uma parcela significativa, porque quanto maior é o porte do negócio, mais custoso é para fechá-lo. E entre os problemas encontrados por essas empresas menores que as impedem de se desenvolver estão as dificuldades de se manter em dia com o Fisco, de escolher o melhor regime tributário, realizar balanços patrimoniais, controlar o estoque e tantos outros relacionados à contabilidade.

A contabilidade para expandir micro e pequenas empresas é crucial. Com um profissional capacitado responsabilizando-se por esse departamento, acontecem duas coisas: o empresário tem mais tempo para se dedicar a outras atividades, como o aprimoramento dos seus produtos/serviços e do relacionamento com os clientes, e, mais importante, os assuntos ligados às finanças terão assessoria e serão geridos com mais propriedade. A união desses dois fatores pode ser o diferencial entre as empresas que crescem e as que saem do mercado.

Portanto, se você é um micro e pequeno empreendedor, saiba que contar com o apoio de uma entidade especializada no ramo contábil não é um gasto, mas sim um investimento a médio e longo prazo. Dessa forma, você não precisará se preocupar com tributação, receita, estoque e todos os outros assuntos que já foram citados.

Contabilidade ajuda na expansão do seu negócio

Outro ponto importante: para quem deseja se expandir a nível nacional, abrindo filiais em outros estados, contratar uma empresa para cuidar da contabilidade é ainda mais essencial. Cada estado brasileiro possui algumas normas específicas que devem ser seguidas e burocracias que podem representar obstáculos para quem não é referência na área.

Um setor contábil bem estruturado garante suporte para que as micro e pequenas empresas possam, em um primeiro momento, manter-se em funcionamento, para então se expandirem e conquistarem patamares jamais imaginados.
A RNC é especializada em assuntos contábeis, oferecendo apoio e atendimento em diferentes estados do Brasil. Com uma ampla rede de empresas de contabilidade, temos mais de 10 anos de experiência no mercado, sede no centro de São Paulo e a missão de oferecer soluções em forma de gestão contábil, tributária e empresarial. O desenvolvimento da sua empresa é um compromisso assumido com seriedade pela RNC.

 

cta-previsa-ebook-fale-com-a-rnc