Abrir um novo negócio é uma decisão muito importante e pode trazer inúmeros benefícios para você. No entanto, vale lembrar que o momento certo, o mercado adequado e uma boa equipe são fatores preponderantes para o sucesso desta nova empresa. Assim, nosso conselho é: tomada a decisão, forme uma equipe multidisciplinar e comece a planejar os próximos passos. Faça um estudo de viabilidade e envolva colaboradores dos setores comercial, financeiro, contábil e pessoas de marketing e comunicação. Seria importante também que, pelo menos, um dos sócios faça parte desta equipe. O trabalho será rico e a troca de experiências vai garantir o sucesso do novo negócio.
Um erro muito comum é abrir um novo negócio ou filial só porque a sua empresa já faz muito sucesso. Apesar disso ser um bom indício que a nova empresa vai dar certo, não é uma garantia de sucesso. Por isso, preparamos algumas perguntas para ajudá-lo a pensar melhor como estruturar este novo negócio
Então vamos lá, pergunte-se:
- Por que esta nova empresa vai dar certo?
- Terei um sócio local?
- Se sim, como escolhê-lo?
- Se não, como vou chegar a este novo mercado? Que parcerias preciso desenvolver para me inserir no mercado deste estado?
- Como contratar uma empresa para fazer o estudo de viabilidade/retorno financeiro?
- Que colaboradores podem me ajudar neste novo projeto? Como montar a minha equipe de expansão de mercado?
- O que é preciso conhecer do mercado local?
- Terei concorrentes? Se sim, qual é o meu diferencial?
- Terei incentivos fiscais nesta nova cidade/estado?
- Quem pode me ajudar a constituir a empresa neste local?
Como você viu, muitos pontos importantes devem ser levados em conta e eles envolvem várias áreas relacionadas à gestão do negócio. Como a nossa especialidade é a contabilidade, vamos ajudá-lo, agora, a pensar esse novo negócio em termos contábeis. Vamos listar as principais providências a serem tomadas pela empresa contábil que estará lhe assessorando.
- Defina o capital a ser investido e informe à assessoria contábil.
- Converse com eles sobre tributação e impostos no novo estado/município. Com essas informações, defina um planejamento tributário para este novo negócio.
- Definam, juntos, o regime tributário e o tipo de empresa a ser constituída.
- Entenda quais são os trâmites legais do município e do estado em questão. Informe-se também sobre prazos praticados neste local. Isso vai ajudá-lo a programar a inauguração com assertividade.
- Informe-se sobre incentivos fiscais para a sua empresa neste estado. Esta é uma informação que pode fazer toda a diferença.
- Para um planejamento tributário e financeiro completo, pergunte sobre as datas de vencimento dos impostos no estado/município em questão.
- Verifique se a sua marca e/ou nome comercial de sua empresa pode ser usada no novo mercado.
Viu só? Está aí a importância de se ter um contador local para auxiliá-lo. A expertise local ajuda muito e pode evitar atrasos e promover a economia tributária que você precisa para gerir seus resultados. Assim, sempre que for abrir uma nova empresa fora do seu estado, conte com uma assessoria contábil local. A Rede Nacional de Contabilidade pode te ajudar e muito nisso. Trabalhamos para agilizar o seu atendimento de norte a sul do Brasil, sempre com a mesma qualidade. Contrate a RNC e abra a sua empresa sem dores de cabeça. Cresça com a gente.
Comentários